O Que São Instrumentos Virtuais? (Entenda os VST'is)

O Que São Instrumentos Virtuais? (Entenda os VST'is)

Certamente você já ouviu falar sobre instrumentos virtuais. Talvez conheça como plugins de instrumentos ou outras variáveis, porém, em todos os casos são referências a uma mesma coisa: VSTi!

Mas afinal, o que é um VSTi? O que é um instrumento virtual? 


Olha só, dentro do universo dos Home-Studios, da música independente, da produção inbox, os instrumentos virtuais são itens fundamentais para viabilizar a produção

É graças aos plugins VST que podemos criar uma música inteira usando apenas o computador, sem precisar de nenhum instrumento real para isso. 

Aqui no site existem centenas de plugins VST e também instrumentos virtuais disponíveis para download gratuito. E quando digo download gratuito, é grátis de verdade. São Freewares, versões para testes e afins. Nada de pirataria. 

O Que São Instrumentos Virtuais (Entenda os VST'is)
O Que São Instrumentos Virtuais (Entenda os VST'is)


Mas então, O que é um Instrumento VST?

Os Instrumentos Virtuais (ou VSTi), como o nome já diz, tratam-se de plugins VST que simulam instrumentos musicais dentro do computador. Usando Instrumentos Virtuais é possível gravar todos os instrumentos que imaginar usando um controlador MIDI ou o mouse e teclado do seu computador. 

Usando Instrumentos Virtuais você tem a disposição uma orquestra inteira, uma banda, o que puder imaginar em termos de instrumentos à sua disposição dentro de sua DAW. 

Agora que você já sabe o que são instrumentos virtuais, pode estar pensando: Vale a pena usar instrumentos virtuais? 

Existem alguns fatores importantes para considerar quando falamos de instrumentos virtuais. O primeiro é que, assim como a grande maioria das coisas no mundo, muitos plugins de instrumentos são pagos. Grandes desenvolvedores investem recursos consideráveis desenvolvendo instrumentos virtuais de qualidade e, consequentemente, precisam cobrar por eles para serem viáveis. 


Porém, a quase dez anos atrás, criei este site para trazer instrumentos virtuais gratuitos como alternativa para você que não tem condições de adquirir instrumentos virtuais de grandes desenvolvedores. 

Alguns instrumentos virtuais podem custar até mais caro do que os instrumentos musicais reais. Por isso, acredito que é fundamental o trabalho que desenvolvemos aqui, pesquisando, testando, analisando e disponibilizando instrumentos virtuais gratuitos. 

Nessa matéria vou citar alguns instrumentos virtuais pagos a fim de exemplificar sobre suas funcionalidades e aplicações. E também vou deixar recomendações de instrumentos virtuais alternativos para você que, assim como eu, não tem grana para pagar por plugins comerciais. 

Antes de continuar, é importante reforçar que você com toda certeza já ouviu alguma música gravada com instrumentos virtuais e nem percebeu. A qualidade destes instrumentos pode ser tão grande que é impossível distinguir entre um instrumento real e um virtual. 

Vamos falar aqui sobre algumas categorias de instrumentos virtuais básicas e que podem contribuir muito para suas produções. 

Alguns Tipos de instrumentos virtuais:

  • Baterias;
  • Pianos;
  • Violões, Guitarras e Baixos;
  • Orquestras;
  • Sintetizadores;
  • Outros Instrumentos Virtuais.

Com estes tipos de instrumentos virtuais que citei, você terá tudo que precisa para começar seus arranjos e produzir suas músicas. 

Baterias Virtuais - Setup completo, diversas opções para cada estilo musical:

No mundo real, baterias podem ter uma infinidade de configurações. Quantidade de tambores diferentes, pratos, caixas… E isso também acontece no mundo dos instrumentos virtuais. No caso das baterias virtuais você pode contar com configurações pré-definidas com base no estilo musical que pretende produzir. 

E quem é baterista ou já precisou gravar uma bateria sabe do quanto é um trabalho complexo. A bateria é um instrumento grande, além disso, para gravar uma bateria real você poderá precisar de muitos microfones, muitos canais de áudio e, pensando em um home-studio, gravar uma bateria real é algo complexo e quase impossível (inviável). 

Quando pensamos em home-studio, geralmente estamos falando de um setup com uma interface de áudio com poucos canais, limitações de espaço e acústica. É nessa hora que nós, pequenos produtores, somos salvos pelas baterias virtuais. 

Uma vantagem incontestável de um VSTi de bateria é que não precisamos de espaço e muitos equipamentos para gravar. E se você tem dúvidas sobre a qualidade de som de baterias virtuais, saiba que desde a sua criação até hoje as coisas evoluíram, e muito. 


Nos primeiros anos de popularização da produção inbox, os primeiros plugins de bateria tinham qualidade questionável. Os sons criados em computador deixavam muito a desejar pois eram limitados e sempre soavam como aqueles loops de teclados arranjadores usados para acompanhar as canções. 

Mas com os avanços tecnológicos cada vez mais rápidos a utilização de samples gravados em estúdios de ponta, com os melhores instrumentos reais do mercado, com os melhores músicos, fez com que hoje, apenas com um computador, você consiga ter a qualidade sonora comparável as baterias usadas em álbuns ganhadores de premiações. 

Baterias Virtuais
Baterias Virtuais



Além disso, você não estará limitado a uma única bateria. Dentro das baterias virtuais você poderá contar com uma infinidade de kits, pode personalizar a configuração de sua bateria como quiser. Você pode ainda usar simulações de posicionamento e características de microfones e realmente são infinitas possibilidades. 

Você pode ainda usar uma bateria eletrônica conectada ao seu computador para controlar sua bateria virtual e tocar de forma natural, bem semelhante a como tocaria em uma bateria real. 

Com todas essas vantagens, sobra apenas um detalhe para apontar como desvantagem no uso de baterias virtuais. E essa desvantagem está ligada, justamente, a grande diversidade de opções. Você poderá se perder em meio a tantas opções, pode ter dificuldades para criar uma identidade para seu trabalho. 

Para evitar que isso aconteça, é fundamental que você experimente algumas opções e escolha uma ou duas para serem suas principais ferramentas. Aprenda como trabalhar da melhor forma possível com elas e só volte a buscar alternativas quando já não for possível avançar com sua escolha inicial.


Vou citar abaixo algumas das principais baterias vitrais do mercado para que saiba por onde começar. É importante dizer que elas são pagas, mas, na sequência, vou deixar um link para você conferir uma seleção de baterias virtuais gratuitas disponíveis aqui. 

Todos os links tanto para os instrumentos virtuais pagos quanto para os instrumentos virtuais gratuitos estarão disponíveis no final da matéria. 

Melhores Instrumentos Virtuais de Bateria:

EZ Drummer - ToonTrack:

O EZ Drummer é um dos melhores e mais populares instrumentos virtuais de bateria. Ele é desenvolvido pela ToonTrack e traz diversos kits de baterias montados com referência em estilos musicais: Rock, Metal, Blues, Jazz e outros mais. 

O EZ Drummer tem como principal vantagem sua facilidade de uso. É perfeito para quem está começando com uso de instrumentos virtuais pois carrega sons já pré-mixados e exigem menos conhecimento do produtor que usar. 

Com ele você consegue ter uma boa qualidade sonora, equivalente a uma boa bateria, sem precisar cuidar do longo processo de mixagem. Se você ainda não tem muito domínio sobre mixagem, essa bateria virtual é a ideal para você. 

Sobre a qualidade dos samples do EZ Drummer não existe o que questionar. Os kits foram gravados em estúdios de alta qualidade por profissionais como Colin Richardson (Sepultura e Slipknot). 

As mixagens dos kits do EZ Drummer também foram feitas com base nos estilos musicais destinados. 


Superior Drummer - ToonTrack:

Esta segunda bateria virtual também é desenvolvida pela ToonTrack. Ao contrário da bateria anterior, o Superior Drummer tem como principal vantagem o som puro da bateria acústica. 

Os samples também foram obtidos em estúdios de qualidade com excelentes músicos. 

Porém, o Superior Drummer é voltado para quem já tem domínio dos processos de gravação e mixagem. Com ele você terá o áudio puro e poderá usar sua própria equalização, compressão e demais ajustes de mixagem. É recomendado para quem sabe como trabalhar com uma bateria real e trabalhar com cada peça em seu canal, com sua própria mixagem. 

Com o Superior Drummer você precisará como se estivesse gravando uma bateria de verdade. 

Addictive Drums - XLN Audio:

Este terceiro instrumento virtual de bateria mistura características dos dois mencionados anteriormente. Com ele você pode contar com combinações prontas de peças, pré-mixados. Ou ainda pode usar baterias cruas e cuidar de todo processo de mixagem. 

Um grande diferencial do Addictive Drums é que com ele você pode adicionar peças a sua bateria como quiser, pode personalizar todo o setup e compor seu próprio kit de bateria. 

Neste instrumento virtual de bateria você precisará de bastante atenção para não se perder. Com uso e experiência você perceberá que ficará cada vez menos confuso. Então, dedique algum tempo para o estudo e para prática e logo logo dominará esta bateria virtual. 



Pianos Virtuais - Afinal, não é em qualquer casa que cabe um piano!

Pianos Virtuais
Pianos Virtuais



O piano é mais um instrumento complicado de se ter e se gravar, principalmente em home-studio. Imagina que um piano de cauda além de extremamente caro e volumoso, também é sensível a fatores como umidade. 

Além disso, microfonar um piano também não é uma tarefa para iniciantes. Porém, mais uma vez os instrumentos virtuais entram em ação para viabilizar para qualquer um a possibilidade de trabalhar com composições usando pianos virtuais. 

Existem muitos pianos virtuais extremamente realistas e com um som que dificilmente alguém conseguirá distinguir de um instrumento real para um virtual. 

Também existem muitas opções de instrumentos virtuais de piano. No final do artigo vou deixar o link para alguns pianos virtuais pagos e outros gratuitos. Por hora, vale destacar o Addictive Keys, também da XLN Audio. São vários timbres de pianos de cauda, pianos verticais e elétricos. Com ele você terá um piano virtual que poderá ser usado em qualquer estilo musical com qualidade.

Violões, Guitarras e Baixos:

Instrumentos virtuais de cordas também são bem populares e muito buscados por quem produz inbox, com VST e VSTi. 

Seguindo o que acontece com os plugins de bateria e piano que já falamos, estes instrumentos virtuais são gravados a partir de instrumentos reais, com qualidade e podem resolver sua vida na hora de compor. 


Apenas de serem instrumentos possíveis de se gravar em um home-studio, possíveis de se ter em casa ou em um pequeno estúdio, a possibilidade de usar estes instrumentos virtuais pode te dar uma maior variedade de opções, mais alternativas e possibilidades. 

Já destaquei em outras matérias do site um plugin de violão de muita qualidade e gratuito o Ample Guitar M Lite II. Ele é gratuito e entrega alto nível de qualidade. Você poderá usar mixagem para os ajustes que precisar e ao final de um bom trabalho, ninguém será capaz de perceber que não usou um instrumento real. 

Violão Virtual - Ample Guitar
Violão Virtual - Ample Guitar


Orquestras - Uma orquestra inteira, todos os naipes, dentro do seu PC! 

Imagina o que precisa para ser capaz de gravar uma orquestra inteira. Se uma bateria e um piano já são algo difíceis para um home-studio, imagine uma orquestra com toda complexidade de instrumentos, posicionamento, microfonação… Impossível né?!

Mas não graças aos instrumentos virtuais. Com uma orquestra virtual você pode ter uma orquestra completa a sua disposição em um único plugin. 

Com orquestras virtuais o princípio é o mesmo dos outros instrumentos virtuais. Tudo foi gravado com instrumentos de alta qualidade, em estúdios de alto padrão, com os melhores músicos, melhores instrumentos e etc. 

Geralmente os plugins VSTi de orquestra são grandes e ocupam muito espaço em seu HD, mas, por outro lado, você terá à disposição uma infinidade de instrumentos. 

Podemos dar destaque para o Miroslav Philharmonik da IK Multimedia como um dos melhores instrumentos virtuais de orquestra. Deixaremos o link para ele e para alternativas gratuitas no final deste artigo. 


Orquestra Virtual
Orquestra Virtual 


Sintetizadores - O Instrumento Virtual Originário!

Os instrumentos sintetizadores foram o start para o que temos hoje em termos de instrumentos virtuais. Na origem, os sintetizadores foram os primeiros instrumentos reais a reproduzir sons a partir da manipulação de correntes elétricas sem a necessidade de um microfone para captar seu som. 

Os sintetizadores existem em teclados com sons de qualidade por serem os próprios criadores do som, não reproduzindo instrumentos gravados anteriormente. 

Dentro do universo dos instrumentos virtuais, a diferença entre um plugin e um sintetizador real é que no plugin, ou instrumento virtual, ocorre a manipulação de dados e não de impulsos elétricos como nos sintetizadores reais. 

Também teremos links para opções de instrumentos sintetizadores virtuais no final do artigo. 


Outros Instrumentos Virtuais - Aqui não existem limites:

Além dos instrumentos tradicionais disponíveis em formato de instrumentos virtuais, existem outros infinitos instrumentos virtuais. Instrumentos regionais, excêntricos… São muitas opções mesmo. Não é por acaso que já passam de 150 artigos aqui no site. 

Existem ainda players como o Kontakt que colocam a sua disposição uma banda inteira dentro de um mesmo software com possibilidades de expansão, possibilidade de uso tanto ao vivo quanto para gravação. Mas, enfim, vamos para conclusão pois o artigo já está bem longo. 



Agora que você já foi apresentado aos instrumentos virtuais, sabe das suas principais características e aplicações, é hora de navegar pelo site e conferir as melhores opções para sua necessidade. 


Antes de deixar a seleção de links como prometi no começo do artigo, vou deixar um pequeno vídeo mostrando como instalar plugins VST e VSTi em qualquer DAW


Agora, vamos para a seleção dos links dos instrumentos virtuais citados nessa matéria e também a indicação de alguns instrumentos virtuais gratuitos disponíveis no site para você experimentar:

Instrumentos Virtuais Pagos:




Plugins VST | Audio Plugins | Plugins Para FL Studio | Plugins para Ableton | VST Grátis | Plugins VST Grátis | VST para baixar | Plugins VST Online | Plugins de Sintetizador | Baixar Plugins | Instrumentos VST

O botão Whatsapp funciona apenas em dispositivos móveis

Digite o que está procurando e aperte enter.