O Que São Plugins VST

Olá Pessoal. Como vão vocês???

Então turma, estou aqui hoje para falar um pouco sobre a temática do blog. Se você acessa o blog com certa frequência deve ter percebido que ele gira em torno de um assunto bem específico: Plugins VSTs. Isso mesmo! Aqui só postamos plugins VST gratuitos, plugins livres e mais nada. Nosso blog é uma das maiores fontes de plugins gratuitos na internet. Já são mais de 150 plugins postados aqui e a cada novo dia um novo plugin é postado.

É isso mesmo, a proposta do blog, desde seu inicio foi de postar pelo menos um novo plugin free aqui no blog e, por mais incrível que possa parecer, estamos conseguindo.

Todos os Plugins VST postados aqui são livres. Podem ser baixados sem infringir nenhuma lei de direitos autorais e etc.

Hoje me deparei com uma pergunta em meu leitor do www.blognuar.com perguntando o seguinte: _"Ouço tanto falar destes tais plugins VST. Mas afinal. O que são mesmo os plugins VST?"

Se você também compartilha desta dúvida  clique no link ou na imagem abaixo e conheça um pouco mais sobre os plugins VST.

Plugins VST - O que são plugins vst?

Bom, segundo informações obtidas na net, VST é a sigla para Tecnologia de Estúdio Virtual (Virtual Studio Technology, no termo original em inglês). Desenvolvida pela Steinberg, uma das mais conhecidas e renomadas empresas alemãs  A Steinberg também é a desenvolvedora de softwares para produção musical, é uma espécie de protocolo que permite o livre desenvolvimento de novos instrumentos virtuais na forma de plugins, que podem ser utilizados em qualquer software de áudio que possua suporte a VST.

Os chamados Estúdios Virtuais, softwares de produção musical, apenas emulam na tela do computador o ambiente de um estúdio real, com todos os instrumentos necessários à síntese sonora, gravação, edição e pré-masterização de áudio. Existem várias marcas no mercado de vários valores, características voltadas para as mais diversas finalidades. Alguns exemplos você pode ver na área de DAWS do Blognuar.

Como vocês devem saber, estes Estúdios Virtuais já possui um banco de plugins próprios, também conhecidos como plugins VST nativos. Um plugin é cada um dos instrumentos musicais virtuais do software. O sequênciador de batidas, os sintetizadores, pianos, os módulos de efeitos são exemplos de  plugins; e apesar dos Estúdios Virtuais, esses plugins são, de certa forma, programinhas autônomos, contidos num arquivo próprio;

Todo Estúdio Virtual com suporte a VST (e a maioria deles é) possui uma pasta em seu diretório, geralmente nomeada como “VST”. Toda vez que o programa é iniciado, ele verifica essa pasta. E todos os plugins que estiverem nela são automaticamente reconhecidos e estarão disponíveis para uso.

Agora junte as duas coisas: se o Estúdio Virtual reconhece todos os plugins que estiverem em sua pasta VST, e se um plugin VST é um programa autônomo, isso significa que novos plugins VST poderão ser criados, inseridos na pasta VST, e usados como se fossem os nativos deste software.

O pulo do gato da Steinberg, criadora do VST: a empresa não só disponibiliza livremente as ferramentas necessárias para que qualquer programador aficionado por áudio possa desenvolver seus próprios Plugins  como permite que qualquer outra empresa desenvolvedora de software use essa tecnologia em seus aplicativos. Assim qualquer plugin VST desenvolvido por qualquer um pode ser instalado em qualquer programa que tenha suporte a ele.

Instalar um plugin VST é a parte mais moleza: após baixar o plugin, que normalmente vem compactado, descompacte-o. Um plugin VST para Windows é composto de um único arquivo de extensão .dll. Em seguida é só copiar esse plugin para aquela pasta “VST” do seu Estúdio Virtual. A próxima vez que o programa for iniciado, seu novo plugin aparecerá junto com os demais, pronto pra ser usado. Já os Plugins disponibilizados com instaladores em .exe é só serem executados e seguir os mesmos passos de uma instalação de qualquer outro software.

Existem também outros protocolos de plugins, como, por exemplo, os Directx, equivalentes aos VST, que funcionam de maneira idêntica.

Agora que você sabe o que são plugins vst e provavelmente quer conhecer e baixar alguns, saiba que você está num site específico sobre isso. Use o menu do lado direito do blog, a caixa de pesquisa ou vá até nossa Home Page e veja todos nosso Plugins.

Conteúdo baseado em: vstiestudio.wordpress.com/o-que-sao-plugins-vst/‎
_____________________________________________________________

Coloque seu Email e Receba um novo Plugin por dia em seu E-mail: